Visita ao Museu Nacional da Resistência e da Liberdade e Centro de Interpretação das Linhas de Torres em Sobral de Monte Agraço
Teve lugar no dia 29 de março de 2025 a primeira visita do Clube novobanco para 2025, desta vez ao antigo Forte de Peniche, hoje Museu Nacional da Resistência e Liberdade e ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres em Sobral de Monte Agraço. O museu de Peniche foi inaugurado em 27 de abril de 2024 enquanto espaço de memória histórica e símbolo da coragem dos milhares de portugueses que sacrificaram a liberdade e a vida na luta pela democracia.
Participaram 25 pessoas entre sócios e amigos, tendo-se iniciado a visita ao Museu, onde durante o tempo da ditadura estiveram centenas de presos políticos, de entre eles Álvaro Cunhal e Dias Lourenço, que se conseguiram evadir desta prisão a 3 de janeiro de 1960. Tivemos uma visita guiada neste local, que nos deu a conhecer pormenores deste Forte/Museu no seu funcionamento como prisão.
Após o almoço, deslocámo-nos ao Sobral de Monte Agraço para termos uma visita guiada no Centro de Interpretação das Linhas de Torres, local que ilustra em pormenor as Invasões Francesas do Século XIX, na primeira linha, onde na terceira invasão os franceses foram derrotados pelas tropas aliadas luso-inglesas. Visitámos depois o Reduto Militar do Forte de Alqueidão que é uma das principais 152 estruturas fortificadas construídas sob a orientação do general Wellington, comandante das tropas luso-britânicas no período das invasões francesas, com o intuito de defender Lisboa das tropas napoleónicas.