Visita a Aljustrel, ao Couto Mineiro e ao Museu
Dando cumprimento ao programa de Passeios e Visitas Guiadas preparado para o corrente ano, um grupo de cerca de 30 pessoas entre sócios do Clube, familiares e amigos visitou Aljustrel no passado dia 10 de maio de 2025 tendo iniciado o nosso percurso pela visita ao Museu Municipal, onde tivemos uma visita guiada.
Este museu tem como finalidade demonstrar a presença humana na área do município desde a pré-história até ao período contemporâneo, com destaque para a história das minas. Neste sentido, conta com um valioso acervo de peças etnográficas e arqueológicas, sendo de especial importância as famosas tábuas de bronze de Aljustrel. Antes do almoço tivemos a atuação do Grupo Coral do Sindicato Mineiro, com várias modas do Cante Alentejano. Este Grupo Coral é o mais antigo em Portugal, tendo tido o seu início em 1926. Envergam fato-macaco de cotim azul e capacete com lanterna de mineiro. Após o almoço dirigimo-nos ao Complexo Mineiro de Aljustrel onde tivemos a possibilidade de visitar uma das inúmeras galerias mineiras, esta a cerca de 30 metros de profundidade, na qual percorremos cerca de 500 metros, com um excelente guia que nos explicou todo o processo de mineração. De realçar que existem galerias mineiras a mais de 300 metros de profundidade. Estas minas fazem parte da Faixa Piritosa Ibérica que se estende cerca de 200 kms desde as minas do Lousal, perto de Alcácer do Sal até à zona de Sevilha, já em Espanha A sua produção é principalmente de cobre, zinco e chumbo.
Esta visita estava programada já antes da pandemia, mas com esta situação tivemos de a adiar, além do atraso na abertura a visitas da Galeria Mineira a qual só se verificou no ano passado.
Foi mais uma atividade que agradou a todos quantos nela participaram.
Teremos o nosso próximo passeio no fim de semana de 19 e 20 de julho próximo, onde visitaremos Viseu, o Balneário Romano das Termas de São Pedro do Sul e a Casa-Museu de Aristides Sousa Mendes em Cabanas de Viriato.