Viagem Temática – Da Civilização Romana aos Povos Promíscuos – Couto Mixto de Rubiás
Mais uma vez o nosso parceiro “Pontes da Lua”, nas pessoas dos nossos amigos Rui Barata e da sua esposa Gracinda, organizou-nos um passeio de quatro dias à região de Chaves, aos povos promíscuos de Vilarelho da Raia e de Cambedo da Raia, à Galiza e a Ponte de Lima e Braga. Foi um passeio que agradou bastante aos 42 participantes, entre colegas, familiares e amigos. Este passeio teve o seu início em Chaves, no dia 29 de junho, onde visitámos as suas Termas Romanas, cujas águas brotam a 76 graus de temperatura.
No dia seguinte, 30 de junho, visitámos ainda em Chaves, o Museu Militar, localizado na Torre de Menagem, a Igreja da Misericórdia e o Centro Histórico da cidade. Da parte da tarde dirigimo-nos às localidades de Vilarelho da Raia e Cambedo da Raia, mesmo na fronteira com Espanha, onde tivemos a explicação do Sr. José Carlos que nos falou no tema dos Provos Promíscuos (lado português) e do Couto Mixto (lado espanhol) referindo-se ao Tratado de Limites de Fronteira de 1865, à Guerra Civil Espanhola e à solidariedade dos povos desta zona, quer portugueses quer espanhóis, onde o conceito de nacionalidade se dilui muito.
No dia 1 de julho atravessámos a fronteira para a Galiza onde tivemos, na localidade de Bande, uma visita guiada ao Centro Arquioloxico de Aquis Querquennis, antigo quartel romano ocupado entre os séculos I e II depois de Cristo, localizado no Rio Lima, perto da zona do Xurez (Gerês em português). Depois do almoço dirigimo-nos a Ponte de Lima, onde tivemos tempo livre para visitar esta bela vila minhota e onde pernoitámos.
Por fim, no dia 2 de julho rumámos em direção a Braga, tendo tido uma visita guiada à cidade (Sé de Braga e Centro Histórico). Visitámos depois o Bom Jesus do Monte, de onde se avista uma paisagem deslumbrante sobre esta cidade. Depois do almoço foi o regresso a Lisboa onde chegámos ao início da noite.
É de assinalar as excelentes guias que tivemos, quer em Chaves, em Cambedo da Raia e em Vilarelho da Raia (a Cristiana) e em Braga (a Ana Patrícia) que, com a sua sabedoria e poder de comunicação, nos cativaram, sempre prontas a responder a quaisquer perguntas que lhes erem colocadas.
Iremos ter este ano ainda mais atividades nesta área que serão nos dias 26 e 27 de agosto um passeio a Constância, Abrantes e Sardoal tendo como tema o livro Onde do José Luis Peixoto, entre 29 de setembro e 1 de outubro um passeio aos Lagos do Sabor, na zona de Alfândega da Fé, no fim de semana de 21 e 22 de outubro uma visita a Viseu e a Lamego e finalmente no dia 12 de novembro teremos a Rota do Vinho da Talha com Cante Alentejano, que nos levará a Vila de Frades, no concelho da Vidigueira e visitaremos as Ruinas Romanas de São Cucufate, além da prova do vinho da talha acompanhado de um belo almoço e de uma sessão de Cante Alentejano.
3 de julho de 2023
José Esteves