Detetamos que está a utilizar um navegador muito antigo!

Para obter uma experiência completa da internet aconselhamos que atualize o seu navegador atual ou utilize um outro mais recente. Se está a utilizar um navegador Internet Explorer anterior à versão 11, estes foram descontinuados e não garantem mais uma experiência completa das páginas.

Viagem na Rota do Vinho da Talha (com castanhas assadas e cante alentejano)

Viagem na Rota do Vinho da Talha (com castanhas assadas e cante alentejano)

O Clube novobanco realizou o seu último passeio “fora de portas” do corrente ano no dia 12 de novembro de 2023 à zona da Vidigueira, intitulado “Rota do Vinho da Talha”, onde tivemos a oportunidade de visitar a Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, na vila da Vidigueira e onde assistimos à abertura do vinho da talha que, tal como o seu nome indica, é um vinho em que todo o processo de curtimenta, fermentação e estágio é feito tradicionalmente em talha de barro, esmagamento de uvas com ou sem engaço. É um vinho que poderá chegar aos 16, 17 graus de teor alcoólico. Depois da visita à Adega, provámos este vinho acompanhado de castanhas e frutos secos e assistimos à atuação do Grupo Coral da Adega Cooperativa da Vidigueira, com o belo cante alentejano, Património Imaterial da Humanidade desde 2014. A seguir almoçámos um belo cozido de grão, servido neste local.

A parte da tarde reservou-nos uma visita às Ruínas Romanas de São Cucufate, em Vila de Frades, perto da Vidigueira, com a descrição muito útil da guia deste núcleo arqueológico. A descoberta de pinturas murais nas ruínas de São Cucufate contribuiu para colocar este importante marco da história local no caminho da rota dos frescos. As pinturas estiveram durante muito tempo escondidas por detrás de uma camada de cal. Após a villa romana ter sido considerada um monumento nacional, o IPPAR criou em Vila de Frades um Núcleo Museológico na Casa do Arco, um edifício cedido pela Câmara Municipal da Vidigueira.

Depois foi o regresso a Lisboa dos 43 participantes neste belo passeio. As atividades da Área Cultural terminarão este ano com a ida ao Teatro Municipal Joaquim Benite em Almada no próximo dia 18 do corrente mês.

Existem já ideias para passeios em Portugal e viagens ao estrangeiro, que a seu tempo serão divulgadas pelos canais à nossa disposição.

José Esteves
Área Cultural

Explicação do funcionamento da Adega

Grupo Coral da Adega da Vidigueira

Atuação do Grupo Coral durante o almoço

Foto de grupo nas Ruínas de São Cucufate

Pormenor da visita guiada às Ruínas de São Cucufate

Localização