Passeio do Clube novobanco às Pérolas da Margem Sul do Tejo
Dentro do programa organizado para este ano nesta Área, levámos a cabo no fim-de-semana de 20 e 21 de setembro o passeio intitulado “Pérolas da Margem Sul do Tejo” que nos levou desde o Tramagal, no Ribatejo, até Nisa no Alto Alentejo, passando pela praia do Alamal, no rio Tejo, zona de Gavião, Amieira do Tejo e Nisa.
No Tramagal visitámos o Museu da Metalúrgica Duarte Ferreira, um espaço dedicado à preservação da memoria industrial e social da região, o qual em 2018 foi distinguido com o prémio Museu do Ano pelo Associação Portuguesa de Museologia. Era neste museu que eram produzidos os famosos camiões militares Berliet Tramagal, muito conhecidos daqueles que prestaram serviço militar nas antigas colónias. Curiosamente estas máquinas consumiam desde gasóleo atá qualquer produto combustível, inclusivamente champanhe. Dirigimo-nos depois à Praia do Alamal, fronteiriça ao Castelo de Belver, situado na outra margem do Rio Tejo. Após o almoço efetuámos um percurso pelos passadiços aqui existentes, tendo sido surpreendidos por uma forte chuvada que nos levou a encurtar este percurso. Fomos depois até à Amieira do Tejo, local onde o rio Tejo é mais estreito, sendo suposto atravessar o rio numa barca ali existente, mas tal não foi possível porque ela estava em manutenção. Aproveitámos para fazer uma prova de queijos e vinhos de Nisa neste local. Pernoitámos em Alpalhão.
No dia seguinte visitámos a vila de Nisa, que tem bastantes polos de interesse. Começámos por visitar a obra da Joana Vasconcelos, a Valquíria Enxoval, que se encontra numa sala do Cineteatro de Nisa (fomos informados que esta peça será colocada num novo local, mais amplo, que está neste momento a ser construído, onde se terá uma maior perspetiva devido à sua dimensão – cerca de 14 metros de comprimento por 5 metros de altura). Com a ajuda de um guia local passámos pela Porta de Nisa, pela Ruinha de Santa Maria, uma rua típica de Nisa, e visitámos o Museu do Bordado e do Barro, a Praça do Município, a Porta de Alpalhão e a Casa das Memórias. (As Portas de Nisa e de Alpalhão são o que ainda resta do Castelo de Nisa). Após o almoço em Alpalhão e já no regresso a Lisboa, efetuámos uma paragem em Constância para descanso.
Este passeio teve a participação de 25 pessoas do Clube novobanco e 18 pessoas do Grupo Cultural e Desportivo do Santander Totta, já que a “Pontes da Lua” nos propôs esta colaboração visto haver colegas do Santander Totta que se mostraram interessados neste passeio, porque esta empresa também tem acordo com este Grupo.
Iremos fazer no próximo mês de outubro um passeio de três dias (17,18 e 19) ao Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o qual neste momento se encontra esgotado.
José Esteves – colaborador da Área Cultural




