Detetamos que está a utilizar um navegador muito antigo!

Para obter uma experiência completa da internet aconselhamos que atualize o seu navegador atual ou utilize um outro mais recente. Se está a utilizar um navegador Internet Explorer anterior à versão 11, estes foram descontinuados e não garantem mais uma experiência completa das páginas.

Passeio “Segredos do Algarve” do Barlavento Algarvio

Passeio “Segredos do Algarve” do Barlavento Algarvio

Integrado no programa da Área Cultural do Clube novobanco para o corrente ano, um grupo de 27 colegas, familiares e amigos deslocou-se nos passados dias 19, 20 e 21 deste mês de maio de 2023 ao Barlavento Algarvio, mais propriamente à zona de Loulé, Lagos e Portimão, num passeio intitulado “Segredos do Algarve”.

O primeiro “segredo” levou-nos a visitar, no primeiro dia, a Mina de Sal-Gema de Loulé, onde a foto de grupo foi tirada na entrada da mina localizada em plena cidade de Loulé. Esta mina localiza-se a 230 metros de profundidade e 30 metros abaixo do nível do mar. Tem cerca de 40 kms de galerias e e encontra-se em plena exploração. Mantém sempre uma temperatura constante de 23 graus durante todo o ano. O sal-gema daqui extraído tem como finalidade o derreter do gelo que se forma nas estradas. É utilizado na serra da Estrela e exportado para a Galiza. Para a visita, o grupo foi dividido em dois, tendo a coordenar cada um deles geólogos desta mina que deram as necessárias explicações e que nos deram a conhecer algumas das suas galerias.

No segundo dia tivemos um passeio de barco desde Lagos até ao Algar de Benagil, uma extraordinária gruta marinha que só tem acesso por mar e que se localiza perto da localidade de Benagil, pertencente ao concelho de Lagoa. Foi uma visita de cerca de duas horas que nos deu a conhecer este lindo trecho da costa algarvia entre estas duas localidades. Este foi o segundo “segredo”. À tarde tivemos uma visita guiada a Lagos.

O terceiro e último dia reservou-nos uma visita ao Museu de Portimão (o terceiro “segredo”), considerado um dos melhores museus de Portugal e da Europa, o qual se encontra instalado numa antiga fábrica de conservas de sardinha, localizada na zona ribeirinha, mantendo ainda toda a maquinaria e estrutura desta faina piscatória, além de uma importante coleção de arqueologia. Após o almoço na aldeia do Alvor, regressámos a Lisboa satisfeito por termos conhecido mais esta zona do nosso belo país.

Localização