Magusto em Aigra Nova, Góis – Serra da Lousã – Passeio do CNB
Teve lugar no dia 10 de novembro de 2024 o último passeio deste ano, da Área Cultural do Clube novobanco, tendo como tema “ATELIER DA CASTANHA PILADA E MAGUSTO”, onde nos dirigimos à aldeia de Aigra Nova, em plena Serra da Lousã, mas pertencendo ao concelho de Góis.
Foram 32 pessoas que participaram nesta atividade e que tiveram uma visita guiada a esta aldeia de cerca de uma dezena de casas pela Associação Lusitânea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade promover atividades de conservação da natureza, valorização do património cultural (rural, etnográfico, histórico, gastronómico e artesanal) e promoção de atividades de animação educativa, desportiva, turística e social da região da Serra da Lousã, com sede em Aigra Nova, dinamizada por uma série de jovens que pretendem mantar a tradições existentes, com a ajuda dos 3 ou 4 habitantes que ainda existem nesta aldeia.
Fomos recebidos pela Cátia, desta Associação, que nos colocou ao corrente de tudo o que aqui se fazia. Visitámos um souto onde apanhámos algumas castanhas caídas dos castanheiros, visitando a seguir um viveiro de árvores autóctones desta serra, a qual está completamente invadida por espécies exóticas infestantes (acácia e mimosa) além dos eucaliptos. Visitámos também o pequeno museu desta associação que mostra toda a vivência que aqui existiu. O almoço foi servido por esta Associação na sua sede, com produtos produzidos localmente, com chanfana, tendo depois havido uma bela tarde passada com o Grupo Etnográfico da Região da Lousã, que incluiu um magusto tradicional com castanha assada na fogueira de caruma, acompanhada de uma boa jeropiga. Regressámos a Lisboa, onde chegámos por volta das 20 horas, com a alegria de um dia muito bem passado.
José Esteves