Detetamos que está a utilizar um navegador muito antigo!

Para obter uma experiência completa da internet aconselhamos que atualize o seu navegador atual ou utilize um outro mais recente. Se está a utilizar um navegador Internet Explorer anterior à versão 11, estes foram descontinuados e não garantem mais uma experiência completa das páginas.

Viagem à Grécia Continental

Viagem à Grécia Continental

Um grupo de 30 pessoas, entre sócios, familiares e amigos deslocou-se numa viagem à Grécia Continental na semana de 10 a 17 de junho de 2023. Esta viagem foi organizada pela D. Ana Santos, técnica de turismo que connosco colabora há já vários anos e teve o seu início no dia 11 de junho em Atenas visitando a Acrópole, onde se situa o Partenon, o Templo de Zeus, entre outros monumentos. Na cidade, visitámos o Estádio Olímpico, o Palácio Real entre outros.

No dia 12 de junho efetuámos um passeio pelas três ilhas mais próximas de Atenas (Hydra, Poros e Aegina) as quais visitámos apreciando o seu ambiente. Curiosidade a referir é a de que na ilha de Aegina é produzida a maior quantidade de pistachos do mundo, os quais nascem em árvores muito parecidas com figueiras.

O dia 13 levou-nos a visitar os Mosteiros de Meteora construídos em cima de enormes rochas, os quais parecem estar suspensos no ar. Visitámos dois destes mosteiros, que ficam a cerca 300 quilómetros a norte de Atenas, perto da cidade de Kalambaka. São mosteiros ortodoxos onde ainda vivem monges e monjas existindo mosteiros para cada um dos sexos.

No dia 14 deslocámo-nos a Delfos, onde na antiguidade se ergueu um majestoso e imponente santuário em honra de Apolo, o deus da beleza e da música. Visitámos o Santuário, o Tesouro dos Atenienses e o Museu.

Após termos dormido em Delfos, no dia 15 de junho subimos a montanha para visitar uma localidade chamada Arachova, com paisagens espetaculares. Após esta visita deslocámo-nos a Olimpia, cidade que monopolizou durante quase 10 séculos a vida religiosa e política da grande Grécia antiga. Foi aqui que se celebraram pela primeira vez os Jogos Olímpicos e de onde sai a chama sagrada que é levada para o local onde de 4 em 4 anos se realizam os Jogos Olímpicos da atualidade. Visitámos aqui os Templos de Zeus e de Hera, o Estádio e o Museu. Esta cidade localiza-se na península do Peloponeso.

No dia 16 visitámos o Canal de Corinto, um canal de 6.300 metros que liga os mares Egeu e Jónico transformando a Península do Peloponeso numa ilha. Este canal foi construído entre 1881 e 1893, sendo um projeto já muito antigo, do ano de 67 depois de Cristo, tendo antes visitado Micenas e o famoso anfiteatro de Epidauros, com uma acústica impressionante e onde cabiam cerca de 20.000 pessoas. Dirigimo-nos depois para Atenas, onde pernoitámos.

No último dia, dia 17, visto termos que estar no aeroporto às 14 horas, deslocámo-nos de manhã ao Cabo Sounio a cerca de 60 kms a sul de Atenas tendo visitado o Templo de Poseidon e onde apreciámos a vista de mais um trecho das ilhas do mar Egeu.

Foi uma viagem que a todos agradou, na parte continental da Grécia, com 70% da sua área coberta de montanhas e que, ao contrário do que nos acontece agora, não sofre de seca visto lá chover bastante, o que aconteceu por vezes na nossa viagem de cerca de 1,200 kms ao longo destes sete dias. Agradecemos à nossa amiga Arlete Amaral o poema que fez, o qual está publicado no site.

Estão também publicadas as duas fotos de grupo que tirámos em Arachova, na montanha, e junto ao Templo de Poseidon, no Cabo Sounio.

José Esteves
Área Cultural

VIAGEM À GRECIA -poema de Arlete Amaral

Localização