Passeio ao Museu Ferroviário do Entroncamento e Centro de Férias do Mais Sindicato
o Clube novobanco realizou no passado fim de semana (26 e 27 de março), o passeio ao Museu Ferroviário do Entroncamento e Centro de Férias do Mais Sindicato.
FIM DE SEMANA COM VISITA AO MUSEU FERROVIÁRIO DO ENTRONCAMENTO E ESTADIA NO CENTRO DE FÉRIAS DO MAIS SINDICATO, PERTO DE FERREIRA DO ZÊZERE.
Após um interregno de dois anos devido à pandemia que nos tem afetado, agora com mais moderação e com todo o esquema de vacinação, achámos ser oportuno reatar as nossas atividades na Área Cultural, mais propriamente nos Passeios e Visitas Guiadas. Foi desta forma que no fim de semana de 26 e 27 de março do corrente ano, visitámos o Museu Ferroviário do Entroncamento, com uma visita guiada muito interessante a todo o património ferroviário que aqui se encontra, além do historial que aqui existe, contando toda a história dos caminhos de ferro em Portugal.
Dirigimo-nos depois para o Centro de Férias e Formação do Mais Sindicato, no Casal do Zote perto de Ferreira do Zêzere onde almoçámos. Visitámos da parte da tarde o moinho e a gruta de Avecasta, onde um espeleólogo nos transmitiu todo o historial, quer a nível histórico, quer a nível espeleológico, acerca da importância desta gruta. Seguimos depois para visitar a interessante Vila de Dornes, com a sua torre pentagonal da época dos Templários. Acompanhou-nos nesta tarde o Dr. Hélio Antunes, historiador, que nos guiou em todo este percurso, não tendo sido esquecida a referência ao compositor, escritor e artista plástico, Alfredo Keil, que viveu no Carril, freguesia de Ferreira do Zêzere e onde compôs a música do nosso hino nacional. Na sua obra Tôjos e Rosmaninhos podemos encontrar histórias e lendas relacionadas com Dornes e descrições da paisagem envolvente.
Depois de termos jantado e pernoitado no Centro de Férias e Formação, dirigimo-nos a Alvaiázere, no domingo de manhã, onde visitámos o Museu Municipal de Alvaiázere, com visita guiada. Após a visita efetuámos uma vista panorâmica de Ferreira do Zêzere e dirigimo-nos depois ao Centro de Férias para o almoço, após o qual regressámos a Lisboa a meio da tarde.
Participou um grupo de 47 pessoas entre colegas, familiares e amigos.
Não podemos deixar de agradecer à Coordenadora do Centro de Férias, D. Fátima Pinheiro, que nos fez uma receção espetacular, tendo-nos proporcionado várias atividades neste local, desde a venda de produtos da região até música para dançar e também música tradicional portuguesa com um grupo de concertinas de Condeixa-a-Nova. Aproveitamos para informar que neste fim de semana o Centro de Férias celebrou a “Festa do Porco”, com o desmanche do porco no almoço do sábado dia 26 e no dia 27, domingo, ao almoço, com o cozido do porco da matança, que todos os participantes apreciaram.
Mais outros passeios se seguirão, para os quais agradecemos a vossa atenção consultando o calendário de atividades desta Área que será publicado no nosso site.