Passeio a Vila Velha de Ródão
Mais uma visita que fizemos integrada no nosso calendário de atividades para 2022. Desta vez deslocámo-nos a Vila Velha de Ródão onde iniciámos por fazer um passeio fluvial na Albufeira do Fratel, a qual se estende numa distância de 17,86 kms entre a Barragem de Cedillo (Espanha) e a Barragem do Fratel, perto da Amieira do Tejo. A construção desta barragem terminou em 1973. Este passeio fluvial incluiu o almoço a bordo, no qual participaram 52 pessoas, onde apanhámos o barco no Porto do Tejo (zona mais baixa de Vila Velha de Ródão e junto ao Rio Tejo). Neste percurso apreciámos a grande colónia de grifos que existe nas escarpas das Portas de Ródão, tendo apreciado alguns deles nas suas evoluções aéreas.
A seguir a este passeio fluvial, visitámos o Lagar de Varas do cabeço das Pesqueiras, em Vila Velha de Ródão, o qual se localiza na Ribeira de Enxarrique, afluente do Rio Tejo, muito perto do local onde terminámos o nosso passeio de barco. Tivemos a explicação de uma guia no local, além de informação prestada também no local pelo João Nogueira que, com a família, também participou nesta atividade.
Após esta visita dirigimo-nos ao Castelo do Rei Wamba, que se ergue na escarpa sobranceira ao rio Tejo, nas Portas de Ródão, num local de grande importância estratégica e de beleza surpreendente. A torre do castelo que ainda sobrevive nos nossos dias terá sido erguida nos séculos XII a XIII, por indicação dos Templários. Foi neste local que tirámos a nossa foto de grupo.
Daqui se avista uma paisagem surpreendente sobre a zona de Vila Velha de Ródão, a montante e também sobre o percurso do rio Tejo a jusante, na zona do Fratel.
Mais um dia bem passado na companhia dos nossos colegas, familiares e amigos.
José Esteves