Passeio a Serpa
Realizámos no passado dia 16 de novembro de 2022 o último passeio constante do nosso programa da Área Cultural do corrente ano.
Desta vez, deslocámo-nos a Serpa com um grupo de 35 pessoas entre colegas, familiares e amigos, aproveitando a oportunidade da comemoração do oitavo ano da elevação do Cante Alentejano, que teve lugar em 27 de novembro de 2014. Iniciámos o nosso percurso pelo Museu Municipal de Arqueologia, sediado na antiga Casa do Governador, na Alcáçova do Castelo. Este museu tem achados arqueológicos desde a Pré-História, Idade do Ferro, Época Romana, Antiguidade Tardia e Período Árabe). Almoçámos depois num restaurante típico da cidade, composto por dois pratos típicos alentejanos (sopa de cação e carne do alguidar) que estavam muito bem confecionados.
Da parte da tarde visitámos o Museu do Relógio, inaugurado em 1995 com a coleção do sr. António Tavares d’Almeida, entretanto falecido. É dirigido atualmente pelo seu filho António. No espólio do Museu constam mais de 2.300 peças, todas mecânicas, datadas desde 1630 até aos nossos dias, tendo exemplares de bolso, pulso, sala e não só. Uma das salas é dedicada ao relógio de origem nacional. Sediado no Convento do Mosteirinho, uma construção manuelina do séc. XVI, este museu ocupa dez salas com a famosa tijoleira alentejana. Possui também uma livraria com 600 livros temáticos.
Deslocámo-nos depois ao Museu do Cante Alentejano, o qual integra um centro de documentação, uma galeria de exposições temporárias, um auditório, uma cafetaria e uma loja. No Centro de Documentação o visitante pode aceder a toda a informação sobre o Cante Alentejano, assim como a bibliografia em vários suportes sobre a polifonia tradicional em Portugal, no Mediterrâneo e no Mundo. Antes do regresso a Lisboa, assistimos ao concerto de Cante Alentejano pelo Grupo Corel Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, numa das ruas da cidade.
Aproveitamos para informar que já temos passeios e viagens marcados e programados para o próximo ano, os quais serão devidamente divulgados.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Novo Ano 2023 o melhor possível.
José Esteves
ÁREA CULTURAL