Visita a Miranda do Douro e Freixo de Espada a Cinta – Passeio do CNB
Inserido no programa da Área Cultural do Clube novobanco para 2024, realizámos um passeio ao Douro Internacional, mais exatamente aos concelhos de Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta, o qual teve lugar entre os dias 26 e 29 de setembro. Antes de chegarmos a Freixo de Espada à Cinta, onde pernoitámos nestes dias, visitámos a aldeia histórica de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, tendo sido orientados nesta visita pelo historiador Augusto Moutinho Borges.
No dia 27 de setembro, após dormida em Freixo de Espada à Cinta, rumámos em direção a Miranda do Douro onde, de manhã, participámos num Cruzeiro Ambiental por águas internacionais, nas Arribas do Douro, no trecho mais espetacular do Douro Internacional, desde a cidade de Miranda até à zona do Vale da Águia, com regresso a Miranda. Depois, junto à Estação Biológica Internacional de Miranda do Douro, que nos proporcionou este cruzeiro, degustámos os vinhos generosos do Douro, seguindo depois para o almoço composto pela famosa posta mirandesa. Após o almoço tivemos uma visita guiada ao centro histórico de Miranda do Douro, onde entre outros locais de interesse, visitámos a Sé (hoje Igreja de Santa Maria Maior) do séc. XVI e onde se encontra o famoso Menino Jesus da Cartolinha. Apreciámos as músicas tocadas por gaiteiros no largo da Câmara, continuando depois a nossa visita.
No dia 28 de setembro, de manhã, fizemos uma visita ao centro de Freixo de Espada à Cinta, onde visitámos a Igreja Matriz (manuelina) o famoso freixo com a espada à cinta e a torre heptagonal, denominada Torre do Galo, a Praça do Município onde sobressem o Pelourinho, o edifício da Câmara Municipal e o interessante Museu da Seda e do Território. Neste museu existe a criação do bicho-da-seda de onde é extraída a seda para confeção de vários produtos. Depois do almoço visitámos o miradouro do Penedo Durão, enorme promontório que se ergue na margem direito do Douro, sobre a barragem espanhola de Saucelle e um local privilegiado para a observação do grifo e do abutre-do-egipto, entre outras aves. Pena é que na visita feita de manhã a Freixo não tivéssemos as pessoas suficientemente competentes para nos fazerem a visita, tal como anteriormente combinado com a Câmara Municipal, tendo perdido bastante com este facto.
No último dia (dia 29 de setembro) dirigimo-nos a Belmonte onde iniciámos a nossa visita às ruínas romanas de Centum Cellas (a cerca de 2 kms. de Belmonte) e depois ao Museu dos Descobrimentos (já em Belmonte) onde nestes dois locais tivemos a visita orientada por uma técnica de Câmara Municipal de Belmonte, com uma explicação amplamente pormenorizada sobre ambos os locais. Após o almoço, regressámos a Lisboa.
Participaram neste passeio 35 pessoas, sendo de realçar a participação de um colega do Porto, que se encontrou connosco na Guarda.
Teremos no próximo dia 10 de novembro um Magusto Tradicional da aldeia de xisto de Aigra Nova, na Serra da Lousã, comemorando o Dia de S. Martinho, acompanhado de uma bela chanfana, terminando assim as nossas atividades no corrente ano.
José Esteves