Amarante, A Nova Rota do Românico – Passeio do CNB
No âmbito das suas atividades da Área Cultural o Clube novobanco levou a cabo o passeio intitulado “Rota do Românico” em que participaram 41 pessoas, entre sócios do Clube, familiares e amigos nesta rota localizada, entre outros, nos concelhos de Penafiel, Lousada e Guimarães. Este passeio teve o apoio e colaboração do Dr. José Augusto, historiador desta Rota, que nos guiou e explicou toda a história e vivência dos monumentos que visitámos.
No dia 5 de julho, após almoço em Penafiel, deslocámo-nos ao Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa onde, no interior, se encontra o túmulo de Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques. Terá sido em Paço de Sousa que nasceu uma corrente com base na tradição românica e influenciada por temas oriundos do românico de Coimbra e da Sé do Porto, dando origem ao que se chama de “românico nacionalizado”.
No dia 6 de julho deslocámo-nos a Lousada onde tivemos uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Rota do Românico. Seguimos depois para o Mosteiro do Salvador de Travanca, com uma sonoridade impactante, onde assistimos a uma sessão muito interessante de Canto Gregoriano. Almoçámos em Santa Quitéria, Felgueiras, e dirigimo-nos depois para o icónico Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, também em Felgueiras, que foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos de Entre Douro e Minho, tendo sido fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher D. Gontronda em 1102. Tendo ficado alojados em Guimarães, foi-nos proporcionado à noite um belo passeio pelo centro da cidade pelo Sr. Rui Barata, da “Pontes da Lua”, que nos organizou o passeio, tendo sido do agrado de quantos nele participaram.
No último dia, 7 de julho, deslocámo-nos a Amarante e, durante o percurso entre Guimarães e esta cidade, a Maria de Lurdes Esteves aproveitou a ocasião para falar sobre três grandes figuras da nossa cultura, nascidas no concelho de Amarante: o pintor Amadeo de Sousa Cardoso e os escritores Teixeira de Pascoaes e Agustina Bessa Luis. Em Amarante tivemos uma visita guiada à Igreja de São Gonçalo e ao Museu Amadeo de Sousa Cardoso, por uma técnica da Câmara Municipal que nos explicou em pormenor todos os pontos de interesse e respondeu a questões que lhe foram colocadas.
Após o almoço regressámos a Lisboa, após um fim de semana, com alegre convívio, que nos levou a visitar mais uma região do Norte de Portugal, desconhecida pela maior parte dos participantes.