Visita a Alcântara

Com a inscrição de 21 pessoas, sócios do Clube e familiares, realizou-se no dia 4 de abril a visita a Alcântara, guiada pelo Prof. Vítor Lourenço, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, que já tem feito, graciosamente, varias visitas para o Clube.

Esta visita teve o seu início da Videoteca de Lisboa, pertencente à estrutura da Câmara Municipal de Lisboa onde o prof. Vítor Lourenço nos fez uma apresentação em “power-point” dos locais que iríamos visitar. Após esta apresentação dirigimo-nos à Rua José Dias Coelho, muito perto do Largo do Calvário, onde apreciámos a lápide colocada no local onde este militante comunista foi assassinado pela PIDE em 19 de dezembro de 1961; daí esta rua ter o seu nome, em sua homenagem. Passámos depois pelo extinto Liceu Passos Manuel, hoje um organismo do Estado e após termos passado pelo Balneário da Rua de São Paulo (um dos pouquíssimos balneários públicos ainda em funcionamento em Lisboa, dirigimo-nos à Igreja de São Pedro em Alcântara, onde tivemos mais uma explicação bastante pormenorizada do prof. Vítor. Dirigimo-nos finalmente, debaixo de uma chuva bastante persistente, ao Convento das Flamengas, que visitámos, tendo esta visita igualmente sido ilustrada com as suas explicações pertinentes.

Mais uma zona de Lisboa que conhecemos em detalhe, a qual terá com certeza continuidade em futuras visitas.