Portugal Islâmico

Realizou-se no passado fim-de-semana de 4, 5 6 de Novembro, o passeio do Clube, intitulado “Portugal Islâmico” que, tal como o seu nome indica, nos levou a terras do sul de Portugal, mais propriamente Alentejo e Algarve e que foi o último passeio constante do nosso Calendário de Atividades da Área Cultural para o presente ano.

Saímos no dia 4 de novembro, sexta-feira, da sede do Clube em direção a Évora, onde nos esperava o prof. Libânio Reis, ex-professor da Universidade de Évora, que foi o nosso guia durante estes três dias. Nesta cidade visitámos o Tempo Romano, o Museu e a Sé, passando depois pela Praça do Giraldo, Igreja de São Francisco (agora recuperada) e terminando no Rossio de Évora onde nos esperava o autocarro para nos levar a Estremoz, onde almoçámos. À tarde visitámos a cidade de Elvas, que há dois anos ostenta o título de “Património Mundial da Unesco” e que possui a maior muralha abaluartada do mundo. Começámos por visitar a Sé de Elvas, depois a Igreja das Domínicas com a sua característica de construção octogonal e de seguida o Miradouro do Castelo de onde se avista uma boa parte da cidade com as suas muralhas e também os fortes da Graça (agora recuperado pela Câmara) e o Forte de Santa Luzia. Após esta visita dirigimo-nos para Beja, onde pernoitámos. No dia seguinte, dia 5, sábado, visitámos nesta cidade o Castelo com a sua Torre de Menagem considerada a mais alta de Portugal, o Museu Visigótico, o Museu da Cidade e o Rossio de Beja. Dirigimo-nos depois para Mértola, onde visitámos a sua Igreja Matriz (antiga mesquita muçulmana), as escavações do Bairro Islâmico, uma antiga casa muçulmana contígua a este Bairro e o Castelo de Mértola. Nesta visita a Mértola tivemos também a explicação de uma técnica da edilidade sobre todos estes locais. Após a visita dirigimo-nos a Alcoutim e onde percorremos a estrada que nos leva a Guerreiros do Rio e à Foz do Odeleite, com uma paisagem muito interessante deste troço do rio Guadiana que faz fronteira entre Portugal e Espanha. Pernoitámos em Monte Gordo.

O último dia do passeio, domingo dia 6, reservou-nos a visita de duas cidades do Algarve que conservam ainda bastantes resquícios muçulmanos: Tavira e Silves. Em Tavira visitámos a Igreja Matriz (não pudemos visitar o Museu visto o mesmo se encontrar fechado), o Castelo de Tavira e o seu Centro Histórico, tendo-nos depois dirigido a Silves onde almoçámos. Após o almoço visitámos o Castelo de Silves e o seu Museu, locais com muito interesse sobre o ponto e vista arqueológico e particularmente sobre este tema. Regressámos a Lisboa, onde chegámos pela hora de jantar. Foi um passeio muito interessante e tivemos a ajuda do São Pedro já que, se bem que o tempo estivesse de aguaceiros, nos locais que visitámos escapámos sempre à chuva.